Psicologia 20 anos de História - Sessão solene comemorativa dos 20 anos da licenciatura Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga

A licenciatura de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) não tem a pretensão de concorrer com o curso homólogo ministrado na Universidade de Coimbra. Mas, de acordo com Luís Marinho, presidente da instituição, não lhe fica atrás.

“Batemo-nos bem com ela. Se calhar até temos alguma coisa a ensinar”, afirmou. Para o dirigente, o facto de a licenciatura do ISMT comemorar este ano o seu 20.º aniversário, com meios mais escassos e com condicionantes de “alguma pequenez institucional e também física” pode ser uma lição para a instituição universitária.

Luís Marinho, que ontem (26 outubro 2022) intervinha na sessão solene comemorativa dos 20 anos da licenciatura, reconheceu que a psicologia é a área por excelência do ISMT – é, aliás, o curso que “atrai mais alunos” e que “agrega um prestígio nacional e internacional que não é fácil de atingir”.

 Ontem, no dia em que se celebrou o presente e se perspetivou o futuro, Luís Marinho não deixou esquecer Carlos Amaral Dias, psicanalista, que esteve mais de duas décadas na direção do Instituto Superior Miguel Torga, tendo sido designadamente o principal responsável pelo crescimento do estabelecimento, no qual foi o impulsionador da criação da maior parte das suas licenciaturas – entre as quais a de Psicologia.

“É uma pena o Carlos Amaral Dias não estar aqui hoje. Fica uma saudade e, acima de tudo, o reconhecimento pela coragem que ele teve naquele tempo. Você são uma espécie de filhos intelectuais da sua obra”, disse, dirigindo-se à plateia maioritariamente composta por atuais e antigos alunos de Psicologia do ISMT.

Na sessão de ontem foram ainda entregues os Prémios de Investigação 2022. O evento incluiu comunicações sobre temáticas atuais no âmbito da Psicologia como “A Psicologia no âmbito das UCCI”, “Abordagens Neurobiológicas: EMDR” e “Intervir na Diversidade: Lições aprendidas com pessoas LGBTQIA+”. 

No período da tarde decorreram as III Jornadas de investigação em Psicologia Clínica com a apresentação das Revistas do ISMT (Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (RPICS) e Interações). 
No encerramento da iniciativa, foram divulgados os prémios aos melhores posters apresentados nas III Jornadas de Psicologia Clínica.

O evento foi organizado pelas coordenações do 1.º ciclo em Psicologia, 2.º ciclo em Psicologia Clínica e do Gabinete de Apoio Psicológico do instituto. 


Texto: Patrícia Cruz Almeida - Diário As Beiras
Fotos: GAPSI-ISMT, GCI-ISM